quarta-feira, abril 18, 2007

Carlos Paredes - Verdes anos

Este post é uma homenagem, uma catárse, uma nostalgia, um aperitivo, um quarto andamento de uma suite portuguesa, a expressão de um sentir que rareia, uma inspiração sem limites e s tristeza infinita transformada em beleza e arte suprema. É algo que ainda não é meu, mas do qual vou fazer o máximo para me apropriar!

(P.s. este é o lado claro, em tons de verde e saudade... aconselho também uma visita ao lado escuro, em tons de branco e horror!... sem esse nada está completo ou faz o mesmo sentido!)

16 comentários:

Prof disse...

Olá Z! É uma raridade "ver-te". Acho que esta música quase não precisa de adjectivos que a classifiquem. Traz-me à memória noites cálidas em Coimbra, quando, por vezes, o som de uma viola entrava pela janela aberta do meu quarto. Transpira a saudade portuguesa por todos os lados...

Um beijinho!

Z disse...

Nem o meu blog é um diário, nem eu tenho vida pra blogar mais frequentemente (incluindo visitas aos blogs todos que me interessam - e alguns que, descobre-se depois, não interessam nada - e respostas assíduas aos meus comentadores).
Ainda assim, e porque gosto bastante das pessoas que por aqui passam - uns virtual outros realmente - vou fazer um esforço pra dar aos comentários deste post mais respostas e, simultaneamente, assim parcialmente construir o quadro das minhas ausências.

Por isso apareçam, comentem, perguntem! Aqui vai o primeiro agradeceimento:

Obrigado Jade! Tem de facto sido uma raridade "ver-me", mas infelizmente o ano não é só feito de Julhos Agostos Setembros ou Outubros... está a chegar "aquela" altura do ano que qualquer estudante (e os professores) sabe que pode ser bastante stressante!
A música é incrível... por isso vou tocá-la!!
Coimbra não conheço - pelo menos não essa onde guitarras entram dentro dos quartos à noite - mas quando me chegam aqui à Holanda este som e umas imagens da "minha" Lisboa, comovo-me e inspiro-me... e espero que possa inspirar os outros também.
Beijinhos!

Anónimo disse...

adorei! :o
com jose malhoa (o pintor!) plo meio :)

Frioleiras disse...

Acho-te mt graça...
um músico,
músico barroco,
realista,
e
poeta !

parece paradoxo mas
não é
porque,
efectivamente,
tem arte na alma !!!

a disse...

é sem dúvida a minha música preferida dele.

Z disse...

Obrigado Prinçusa, frioleiras e a.
O Malhoa, a cidade de Lisboa, o mestre Paredes ele próprio... tudo concorre para a nostalgia, ou saudade que nós tão bem inventámos!
Acho engraçado que me achem graça... Músico sim! Músico barroco já não sei... prefiro pensar-me como um músico que, por casualidade, faz música barroca! Realista talvez... (onde é que viste isso no post? :P) poeta... um bocadinho, mas acho que sou mais um músico que volta e meia se mete a escrever poesia para não enlouquecer só com o som das notas... gosto de palavras, é só isso! Porquê paradoxo? A alma não sei sequer se existe, mas a música espero tê-la algures dentro de mim!
Também está no meu top 2 ou 3! (mas é um andamento difícil de tocar!)

Anónimo disse...

A flauta... tem sido difícil sem aulas. :( mas continua aqui ao pé de mim, com o violino e a viola de arco.
Como estás tu?
No meio desta saudade tão grande?

Um beijinho.

Z disse...

Saudade que é e não é! Vontade de voltar e de não voltar! E eu, no meio (ou num dos extremos) estou bem... obrigado por perguntares!
(... to be continued... no conteúdo latente)

Lara disse...

musica sublime!

Costumava ver o Carlos Paredes todos os dias... morava perto de mim... era um homem só mas muito simpático... muito verde anos!

kiss

o Reverso disse...

querido e saudoso Carlos Paredes (que não conheci pessoalmente mas,que sempre muito admirei).

Admirável Malhoa.

Minha Lisboa, onde nasci,que foi já minha mulher muito amada e, com a qual convivo ainda (como um casal que já foi), mas sem aquele grande amor que já lhe tive.

qual de nós mudou ?!

D. Maria e o Coelhinho disse...

I love music, even portuguese !
congratulations

Klatuu o embuçado disse...

É um tema excelente!

chiqui disse...

Z, Z, Z

saudade e nostalgia. E LISBOA...

Esta atingiu a sanidade emocional da pobre emigrante tuga (coitadinha...)

abracos da california

D. Maria e o Coelhinho disse...

Então, meu !
Não me vens visitar ?




D. Maria

D. Maria e o Coelhinho disse...

Então, Meu !

We miss you !




D. MARIA

o Reverso disse...

quando leres isto já terás feito o teu exame.
julgo(tenho a certeza) que terá corrido tudo bem.
abraço.