sexta-feira, fevereiro 23, 2007

(sem título)

Não existe poeta verdadeiro,
existem somente Homens e poesia!
O Homem que é poeta é um embusteiro,
e se o não fosse nunca escreveria.

Existe vil miséria e atoleiro
e Homens que o descrevem com mestria,
mas poeta? Está por vir o primeiro
que não mude mau-estar em agonia.

Porque nunca se escreve o que se sente
ou sentem palavras, que nada são;
e por isso o poeta mente... mente:

Transforma um ai em pranto e depressão,
um passo numa epopeia eloquente,
e essa é a verdadeira ilusão.

6 comentários:

a disse...

Foste tu que escreveste isto? ou foi um mago qq da literatura? Eu imaginaria o Pessoa a escreve isto, está brilhante! Muito verdadeiro! Se foste tu, BRAVO, é muito bom!

Frioleiras disse...

Faço minhas ... as palavras do "comment" anterior (da a) ...

Anónimo disse...

E pudesse alguém escrever o quanto essas ilusões mudam o mundo.
beijo.

droff disse...

O poeta é um aldrabao... soneto do catano! nao sabia que mentias assim tao bem ;)

welcome back,
droff out

CaCo disse...

Que bom regressar à blogosfera e ver os meus blogamigos inspirados.
Muito bom. Beijinho.
T.

Z disse...

Obrigado a todos:
a e frioleiras - como de costume, não assinei, mas é meu (só quando não é que o refiro)
É um elogio do catano, como diz o droff, mas acho que o Pessoa diria o mesmo mas muito melhor (aliás estilisticamente o soneto não me soa muito pessoano, mas enfim, obrigado na mesma!)
Conteúdo latente - e podem... os poetas, precisamente!
droff - do catano!! e o teu também!
caco - blogamigos, blogamigos... hmmmmm... quem é que usava a expressão? T... de ?Taizinha? (é que esse blog desapareceu!)

Voltem sempre