segunda-feira, dezembro 04, 2006

O Corno da Musa

O corno da musa que me desmusa,
neste cortejo de milhões de cornos.
Incrédulo dos ignóbeis adornos,
dos cornos velhos que ninguém mais usa.

No lamaçal desta harmonia obtusa
(em bafo d'Orco e nos seus quentes fornos),
em cruzes, em silícios, em transtornos,
me lança esta risível cornamusa.

Com mais ganas, ganância e menos arte,
seduz-me, enfim, o torpe desafio;
Musa, Corna, seja o que for, tocar-te:

E ronco e grasno e cacarejo e pio...
não há como amansar, como domar-te,
só a corna a musa que te pariu!

20 comentários:

a disse...

andamos a rimar... à pala da cornamusa, dá-lhe zezinho, depois quero ouvir isso!

beijos

taizinha disse...

Explica-me como se eu fosse uma criança de 4 anos... cornamusa é uma espécie de gaita de fole?

[[cleo]] disse...

Boa!!
Este poema é único!!
Nem sei bem o que dizer... mas olha que até gostei.

Beijo soprado

Lara disse...

Pois eu achei muito interessante. Alias quando o li, lembrei-me de uma foto que tenho no blog... o post de domingo.

beijoooo

AEnima disse...

andas zangado

Prof disse...

Pois, faço minhas as palavras da Taizinha, mas confesso que eu sou ainda mais ignorante (não te estou a chamar ignorante, Taizinha, é uma maneira de dizer)porque nem sequer sonhava que cornamusa podia ser uma espécie de gaita de foles... E é?.................................
Já vi que sim, fui ao dicionário.
Pelos vistos, andas então a tentar amansar a cornamusa... e daí resultou um belo texto...
Beijinhos!

Anónimo disse...

É a segunda vez que registo a associação entre cornamusia e gaita de fole. Então procurei na enciclopédia e lá estava..."instumento de sopro composto de um fole e de dois, três ou quatro tubos". Enfim, o melhor é ver e ouvir.Pronto, quero com isto dizer que o moço devia anunciar onde vai tocar essa gaita para o pessoal poder tirar todas as dúvidas. Falei

taizinha disse...

A minha pergunta também se deveu à minha ida ao dicionário (pronto, confessei) :-))
Ainda fui mais longe, à procura de imagens mas não consegui. Bota aí, Z, uma fotozinha do dito. Bjs

taizinha disse...

Jade, estás perdoada.

Z disse...

Bem... como o meu post (que só tinha pretensões a ser um soneto bem humorado... à minha estranha maneira!) levantou tanta celeuma, tenho de fazer um breve esclarecimento:

Eu, como sou ainda mais ignorante, nem sequer fui ao dicionário pra descobrir o que é (ou deveria ser) uma cornamusa! Simplesmente arranjei uma e aprendi a tocá-la (mal).

Quanto à morfologia: bem, "gaita de foles", mesmo que seja apenas uma "espécie de", é bastante abusivo!
É um instrumento de palheta dupla (para leigos; em que o som é produzido por dois pedaços de cana, presos um ao outro, que vibram, produzindo som. FOLE??? amenos, qual é o teu dicionário que eu tenho de ver isso!!! :P)
Como dizia; instrumento típico do periodo renascentista - ou pelo menos bastante utilizado então e entretanto praticamente caído no esquecimento - e constituido por um tubo (apenas um, felizmente!!!)

Produção de som: a palheta está dentro de uma cápsula de madeira, para dentro da qual se sopra através de um orifício! O aumento da pressão dentro da cápsula faz vibrar a palheta que por sua vez produz o característico som do instrumento!!!

Fotos?? bem... não tenho uma máquina fotográfica (...ainda ;) ) e por isso não posso mostrar a cornamusa que pedi emprestada! Perdão!!
Mas, tal como sugeriu a amenos, podem passar pela Culturgest, onde vai ser levada à cena, nos dias 21, 22, 23, 26, 27 e 28 de Dezembro a ópera Pollicino, do compositor alemão H. W. Henze, onde poderão ouvir, não uma, mas DUAS cornamusas(!!), entre muitos outros instrumentos mais convencionais e muitos personagens mágicos que povoam uma história bem divertida!
Trata-se de uma ópera escrita a pensar em crianças mas que, a meu ver, pode apelar ao pequenote que vive dentro de cada um de nós!

Tudo trocado por miúdos: venham à culturgest e encontrem-me ao leme do instrumento que soa como um pato (sim, toda a explicação sobre morfologia e funcionamento redunda num instrumento que soa a aviário e cujo inventor devia penar umas quantas eternidades no inferno pela má ideia que teve ao criá-lo, e pelo sofrimento que provoca ao instrumentista escolhido para o "domar"!!! :P)

Finalmente: para que não restem dúvidas:
aenima - não estou nada zangado! Só com o Sporting, não com a cornamusa, coitada, que não tem culpa de soar assim!
amenos - tinha muitas saudades de te ler por aqui!!!! Volta sempre!
a todos - desculpem o breve esclarecimento ter acabado por ser tão pouco breve, mas esta é a essência do barroquismo! Voltem sempre e se tiverem mais dúvidas sobre cornamusas (ou outras que tais) perguntem e eu terei todo o gosto em explicar!

Beijinhos e até breve!
(z: flautista, fagotista, cornamusista, cantor e poeta nas horas vagas!)

AEnima disse...

Z, nao es so poeta nas horas vagas... pareces-me mais uma pessoa com uma existencia... poetica! :)

taizinha disse...

Muito obrigada pelo esclarecimento. Faço minhas as palavras de aenima: "pareces-me mais uma pessoa com uma existencia... poetica!"
Beijocas.

Anónimo disse...

Gosto da tua escrita.
Um beijo.

Fui.
Voltarei.
Diz Ela*

a disse...

pronto, pronto, eu deixo mais um comentário...

fui jantar a tua casa, arroz de berbigão feito pela tua mãe (estava muito bom, apesar das queixas dela àcerca do arroz que não era o apropriado), acompanhei-a a passear o moby e conversámos muito.

Quanto à cornamusa, depois ouço-te a tocá-la. Relativamente à poesia, já dizia o Pessoa que é o meio de comunicação dos sonhos e da alma, por isso mais uma das tuas várias maneiras de te exprimires.

Beijos

Prof disse...

Z, obrigada pela tua preciosa explicação e também por seres tão simpático e disponível. A essência dos blogs passa também por isto: aprender uns com os outros.
Beijinhos!

Z disse...

a Ah... arroz de berbigão!
:P
mmmmmmm

Marisa Fernandes disse...

A arte de domar que tanto enche os sentidos...
Gostei de passar por aqui! =)
Bjo*

Liliana Silva disse...

Temos arte na veia :D

Desculpa a ausência, ando limitada demais.

Tenho uma tarefa para ti no meu blog. Espreita :)

Beijinho

Lara disse...

hmmm pensava que havia poost novo.. :)
beijo

droff disse...

Keep on rockin
keep on blowin
don't let the music stop

;)