segunda-feira, setembro 11, 2006

911

É verdade... hoje é 9-11...
Enfim, tenho muita pena e respeito pelas vítimas do atentado. Mas no Tsunami morreram muitos milhares mais e também não tinham culpa nenhuma. E volta e meia há um terramoto no médio oriente ou noutro sítio qualquer que provoca o mesmo número de mortos (ou menos, não importa! provoca uma quantidade astronómica de mortos) e nem por isso se criam correntes de solidariedade para com as vítimas. Por isso o luto e a confusão que nos faz esse tipo de calamidades (sejam naturais ou provocadas por terroristas) é sempre relativa! Como dizia a minha amiga Ana numa perspectiva bizarra recente, vivemos rodeados de violência, por isso é impossível sermos sensíveis a tudo quanto é aberração e horror!! Acabamos por ser sensíveis a umas quantas coisas seleccionadas, que nos servem de amostra, e que na maior parte dos casos nem sequer são escolhidas por nós mas nos são impingidas pela comunicação social e por orientações editoriais!
Mas o pior o pior (sic.) é que à pala de um atentado terrorista bárbaro (nem sequer me passa pela cabeça defender qualquer hipotética razão ou justificação para os fundamentalistas islâmicos), em 5 anos foram iniciadas directamente guerras que mataram muito mais do que as vítimas das torres gémeas, foram criadas as condições de instabilidade para que muitas mais guerras se iniciassem, mesmo sem a participação directa nem dos Estados Unidos (agredido) nem de um hipotético agressor fantasma! E o Mundo é um lugar muito mais inseguro do que era há 5 anos, mesmo depois dos ataques às torres gémeas!!
Não percebo nada de política global - estou a pensar em macro-política, em história política e não em decisões políticas individuais - nem sequer de economia global... nem de nada global, por isso não consigo entender a fundo as questões mais complexas de toda esta história! Apenas consigo seguir com atenção os resultados visíveis e os mais ou menos faits-divers que se sucederam nestes 5 anos... mas, na minha ignorância e pequenês, remeto-me a observações simplistas, e a conclusão que tiro é que me parece aberrante a maior parte das acções e reacções tomadas por ambas as partes (partes? quais partes? os Estados Unidos contra... hmmm deixa cá ver... O bin Laden, a Al-quaeda, os Taliban, o Afeganistão, o Sadamm, o Iraque, o Irão, a Coreia do Sul, o Hezbollah, os palestinianos... alguém mais quer por-se na fila??) e me parece impossível e inaceitável que o mundo seja um lugar tão mais perigoso e restritivo do que há 5 anos!
E a culpa não é (nem só nem talvez principalmente) dos fundamentalistas islâmicos... e mais não digo (porque não quero e porque não sei!)

2 comentários:

a disse...

há 2 dias lembrei-me do que estava a fazer há 7 anos atrás, no dia 9-9-99... hoje... foste tu quem me lembrou desta data. Mas é a tal história, o dia 9 de setembro de 1999 diz-me coisas, a mim, à minha pessoa, aos meus sentimentos, à minha relação comigo (me, me, me, me, me). O 11 de setembro de 2001 não! Diz-me coisas do mundo, de coisas exteriores a mim, de sentimentos dos outros... nada a ver comigo! Talvez se n estivesse tão alheada do mundo, talvez se visse o telejornal ou se comprasse o jornal lembrar-me-iam da data, mas não aconteceu, foste tu. de qualquer maneira já passa da meia-noite...

aconteceu alguma coisa, nalgum ano no dia 12 de setembro? Deve ter acontecido, mas não a mim!

baGa disse...

ora aí está! e espero o desfecho desta história... daqui a (mais) 5 anos falamos!